Sunday, June 16, 2024

Menos críticas sobre a aparência, e mais apoio às mães

Mulheres sentem pressão estética desde o início da vida, mas ela pode se intensificar durante e após a gravidez


Corpos reais e suas imperfeições
Imagem: botoclinic.com


Bruna Azevedo, 
Esther Verta e
Luiza Muniz.
Fonte: cnnbrasil.com.br
Em 05/12/2024


Flores e um café da manhã feitos são lindos para o Dia das Mães, mas há um presente inestimável que quase todas as mães gostariam: uma imagem corporal mais saudável. Reconhecer e resistir aos ideais de aparência irrealista pode melhorar a vida das mães em todas as fases da maternidade. 

Embora as mulheres enfrentem pressões relacionadas à aparência ao longo da vida, para aquelas que dão à luz, o período pós-parto pode ser especialmente tenso. 

Nunca me esqueci de ser mãe de crianças pequenas em 2010, quando a modelo Gisele Bündchen posou para a Vogue poucos meses depois de ter um filho. Mesmo que você tivesse a genética e a equipe de apoio de Bündchen, não é razoável e até cruel esperar que você concentre sua energia em parecer que nunca esteve grávida. 

 As expectativas de “recuperação” podem ser competitivas, afetando assim as mães.

Como a gravidez e o parto estão entre as maiores mudanças físicas que alguém pode experimentar, as expectativas de recuperação não são apenas absurdas – elas podem ameaçar a saúde e o bem-estar das novas mães. 

“Nossa sociedade presta um péssimo serviço às mães”, ensinou Jill Schwartz, ao bombardeá-las com regras sobre sua aparência, em vez de fornecer o apoio tão necessário. Um dos passos mais importantes para as novas mães é trabalhar no sentido da acessibilidade e da gratidão pelas mudanças que acompanham a paternidade.

Ao sentirem pressão para tentar controlar ou diminuir as medidas, as mães podem começar identificando que essas ideias não são naturais ou inatas, mas foram “herdadas da cultura”, de acordo com Debra Benfield, nutricionista especializada em apoiar a imagem corporal feminina. A consciência dessas diretrizes alimentares pode ajudar as mães a começar a resistir aos ideais irrealistas e ambiciosos.

No comments:

Post a Comment